Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mães se queixam da demora no atendimento pediátrico na UPA Jataí

A demora no atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Jataí, em Votorantim, na quarta-feira (24), gerou reclamações.

Na frente da UPA, a dona de casa Solange Aparecida de Queiroz relatou que levou sua filha de 3 anos à unidade de saúde apresentando tosse e náuseas acompanhadas de vômitos. Ela chegou ao local às 17 horas e até às 22h50 a criança ainda não tinha passado pelo atendimento com o médico. “Tem uma fila de crianças lá dentro. Todas aglomeradas. Crianças vomitando no lixo e só tem um pediatra”, disse aflita enquanto aguardava ser chamada.

Segundo Solange, nas outras vezes que foi ao local foi bem atendida e com mais agilidade. “Parece que uma criança chegou convulsionando hoje e o único pediatra precisou atendê-la”, especulou.

Relato parecido veio da dona de casa Michele de Oliveira, que levou sua filha de 2 anos às 13h com febre de 38 graus. “O primeiro atendimento pelo médico ocorreu somente às 16h30. Colheram exames e disseram que em duas horas sairia o resultado. Porém, na realidade, o resultado chegou somente às 22 horas”, detalhou. Após quase dez horas, às 22h55, ela deixava a unidade de saúde com a filha medicada.

Vale ressaltar que a queixa não era relacionada ao atendimento do pediatra, e sim à demora do atendimento por haver apenas um médico para atendimento infantil, segundo elas.

 

Vereador foi chamado

O vereador Gaguinho (PTB) foi chamado por munícipes para fiscalizar a presença dos médicos no local. “Quando eu cheguei, às 20h, eu vi numa placa os nomes de vários médicos. No entanto, logo depois retiraram vários nomes”, disse o vereador se queixando do impedimento judicial para adentrar ao local. “A prefeita Fabíola Alves pediu à Justiça para impedir a fiscalização dos vereadores, sendo assim, não pude entrar para verificar se havia todos os médicos no local, mas vi muitas mães, pais e crianças doentes aglomeradas. Muita gente reclamando. Cheguei a falar com a secretária de Saúde, Izilda Moraes, e relatei o que estava acontecendo. As crianças não podem ficar todo esse tempo esperando e passando fome”, disse Gaguinho.

Segundo o vereador, ao chegar se deparou com cerca de 30 crianças a espera de atendimento. “Fui recebido pela responsável de plantão que me informou que apenas um pediatra atende na UPA e que a demanda aumentou muito, por isso, a demora no atendimento. Segundo os relatos das mães, os médicos trocaram o plantão às 19h, porém por aproximadamente 90 minutos antes e 90 minutos depois antes da troca nenhuma criança foi chamada para atendimento. Após a minha chegada, imediatamente o médico começou a atender as crianças que ali estavam aguardando atendimento”, disse Gaguinho.

 

Com informações da Gazeta de Votorantim

Deixe seu comentário: