Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitos da RMS se reúnem para definir Comissões e datas de encontros com Executivo

Nesta quarta-feira (16), foi realizada a primeira reunião da atual gestão da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que conta com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, como presidente e a prefeita de Votorantim Fabíola Alves, como vice. O encontro reuniu prefeitos e representantes de quase todos os 27 municípios que integram a região administrativa.

O prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) de Sorocaba, Luiz Henrique Galvão, apresentou o planejamento para os próximos passos da RMS, que envolve a criação de nove Comissões para tratar de temas de interesse comum a todas as cidades. A iniciativa, elogiada pelos prefeitos participantes, resultou, já neste primeiro encontro, na formação das Comissões sugeridas e, ainda, na formulação de mais um Grupo de Trabalho.

Dessa forma, foram criadas as Comissões de: Planejamento; Habitação; Saneamento e Meio Ambiente; Saúde e Bem-Estar; Desenvolvimento Econômico; Esporte, Cultura, Lazer e Turismo; Segurança Pública; Educação; Mobilidade e Transporte. Além disso, foi criado o Grupo de Trabalho de Comunicação e Relações Institucionais, por sugestão do prefeito de Salto, Laerte Sonsin Jr.

O objetivo foi estreitar o diálogo entre os chefes do Executivo desses municípios, propor ações de interação e cooperação entre todos e estimular a criação de projetos pertinentes às várias cidades.

As ações das Comissões formadas já podem ter início e ficou acertado que, no próximo encontro, deverão ser apresentados os primeiros projetos elaborados, para a discussão de todo o grupo. “A ideia é fazer deste momento da RMS uma oportunidade para que todos os prefeitos tenham uma participação fundamental nos projetos que dizem respeito à nossa região”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

Na ocasião, também foi apresentado o trabalho do CADI (Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação), que integra a Administração Municipal de Sorocaba, via Secretaria de Administração (Sead), e é responsável pelo trabalho de captação de recursos nos diferentes níveis de governo, estadual e federal, e também junto à iniciativa privada. Além disso, o CADI reúne um corpo técnico que contribui para a elaboração e avaliação técnica dos projetos apresentados. “Em 2021, com a atuação do CADI, Sorocaba conseguiu alcançar R$ 54 milhões captados, para serem aplicados, principalmente, em obras de infraestrutura viária. Esse é um trabalho importante que pode ser feito também pela RMS, por meio do CADI Regional”, disse o chefe do Executivo sorocabano.

Outra decisão importante levada ao grupo foi a expectativa de realizar encontros, em breve, com os Executivos dos governos estadual e federal, levando até eles os principais projetos que serão desenvolvidos pelas Comissões da RMS. A reunião com o governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia, inclusive, já tem data marcada para o próximo dia 8 de março.

Participaram do encontro da RMS, além do presidente e da vice-presidente da gestão 2022-2023, os seguintes prefeitos: João Paulo Dantas Pinto (Alambari), Antonio Piassentini Bimbão (Alumínio), José Carlos de Quevedo Jr. (Araçoiaba da Serra), Edson Marcusso (Boituva) Péricles Gonçalves Kéke (Capela do Alto), Ronaldo Pais de Camargo (Dinho) (Cesário Lange), Paulinho Sasaki (Ibiúna), Leonardo Roberto Folim (Iperó), Daniel Vieira (Jumirim), Antonio Alexandre Gemente (Mairinque), Geraldo Pinto de Camargo Filho (Piedade), Marco Aurélio Soares (Pilar do Sul), Laerte Sonsin Jr. (Salto), Matheus Marum (Salto de Pirapora), Gustavo de Souza Barros Vieira (Sarapuí), Araldo Todesco (Tapiraí), Miguel Lopes Cardoso Jr. (Tatuí) e Vlamir de Jesus Sandei (Tietê). Além deles, também estiveram presentes o secretário municipal de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba, Luiz Henrique Galvão; a coordenadora interina do CADI, Bárbara Braz; a chefe de Divisão de Captação de Recursos do CADI, Mariana Magon; Anselmo Neto, diretor da Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEM Sorocaba) e Marcio Tomazela, diretor-adjunto da AGEM Sorocaba; Kelly Schettini, diretora da DRS 16 (Delegacia Regional de Saúde); Solange Guerra Bueno, da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo; o assessor especial da Casa Civil, Benjamin Bill; e o assessor Henri, representando a deputada estadual Maria Lucia Amary.

Deixe seu comentário: