Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

CULTURA EXPÕE OBRA E INCENTIVA O SETEMBRO VERDE

Com peças criativas e lindas canções tocadas no violino. Assim foi aberta a exposição feita pela secretaria de cultura de Votorantim  em incentivo ao Setembro verde, o mês da inclusão. A exposição está disponível no paço municipal até o dia 29 deste mês.

A diretora da SECULT, Kelly Perez de Carvalho, conta que o objetivo da exposição é reforçar a ideia do setembro verde. “é o mês que relembramos essa luta e reforçamos a capacidade das pessoas com deficiência”.

A obra exposta é do artista Moisés de Camargo, conhecido como “Moiséssurdo“. Ele se inspira nos momentos do dia a dia, imagina suas obras durante os sonhos e coloca em prática utilizando sucata. “comecei fazendo um caminhãozinho de ferro. Depois com incentivo, fui fazendo mais e mais. De 2018 pra cá, já tenho 34 artes”.

A deficiência auditiva de Moisés não impede o dom e capacidade. “através das vibrações dos sons, eu consigo sentir, e, assim, transformar em obras”, explica.

Entre as sucatas estão as peças inspiradas no dia a dia, como “o lúdico na infância”, em que ele viu seu filho brincando em um sítio e oficializou o momento com a arte. Outra peça interessante é a “selfie”, presente na rotina de todos.

Ontem, quem passou para admirar a exposição também pôde conferir o talento do violinista Jonathan da Silva. Ele começou na escola de música da cidade “maestro Nilson Lombardi” e hoje estuda no conservatório de Tatuí. “sou apaixonado por violino desde os meus 7 anos de idade, mas somente depois de ficar cego que comecei a tocar. Foi a maior realização de sonho da minha vida”.

A professora e intérprete de libras, Maria Angela Oliveira, também fundadora da associação do amor inclusivo conta a importância da exposição. “ações como essas são extremamente relevantes para as pessoas entenderem que deficientes não são coitadinhos, são seres humanos com capacidades e talentos”.

Ela também explica que “quando falamos ou escrevemos ‘deficientes’, focamos muito na letra d   e esquecemos que em seguida está escrito ‘eficiente’. É necessário abrir essas oportunidades a eles”, finaliza.

Para quem está em nossa Live pelo Face ou Youtube, tem a oportunidade de ver as obras feitas pelo” Moisés surdo” e também daqui a pouco já estará em nossas redes sociais.

Deixe seu comentário: