Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Detran.SP registra alta de 124,5% em pedidos de alteração para combustível GNV

O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) informou que registrou um aumento de 124,5% em pedidos de alteração para combustível GNV (Gás Natural Veicular).

Os números revelam que o combustível está sendo uma das principais alternativas para os motoristas diante do aumento no preço da gasolina, álcool e diesel.

Ao todo, foram 7.031 pedidos em 2021 comparados a 3.131 adaptações nos 12 meses de 2020. Considerando apenas a capital, o aumento foi de 103%. Foram 3.160 pedidos no ano passado e 1.554 em 2020.

Em nota, o departamento detalha que os números são consequência dos dados registrados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

De janeiro a dezembro de 2021, a gasolina subiu 46,8%, o álcool 58% e o diesel apresentou alta de 45% nos postos de combustível do país. Atualmente, a frota de veículos com kit GNV no Estado de São Paulo é de 249.207.

“A alta nos pedidos de conversão para GNV reflete a busca por um combustível mais econômico. Os números mostram que a troca do líquido pelo gás foi a alternativa encontrada para condutores que circulam constantemente, como motoristas de aplicativo e táxis. Porém, antes de fazer a transição é imprescindível que o cidadão procure uma unidade do Detran para dar início ao processo”, avalia o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani, em nota.

 

Passo a passo para converter o carro para GNV

O motorista que optar pelo uso do combustível GNV deve solicitar autorização prévia junto ao Detran.SP. É o mesmo procedimento de alteração nas características do veículo em relação à sua fabricação (como mudança de cor/envelopamento, combustível, blindagem), que resulta na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

O serviço é solicitado por meio do e-mailautorizacoesprevias@detran.sp.gov.br e os seguintes documentos deverão ser digitalizados e encaminhados:

–     Documento de identificação pessoal do proprietário do veículo

–     Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – Atenção! Se o registro do veículo ocorrer a partir de 04/01/2021, o documento que deve ser apresentado é o CRLV-e.

–     Requerimento de autorização prévia para modificação do veículo preenchido conforme modelo disponível no portal do Detran.SP

Será feita a verificação de débitos e impedimentos, e, caso toda documentação esteja em ordem, será expedida a autorização prévia e encaminhada por e-mail ao cidadão, que poderá apresentar seu veículo em qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL) para a realização de inspeção de segurança veicular, cuja conclusão resulta na emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Após a ITL, é necessário ir com seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para obter o laudo que libera a realização da alteração de combustível. Os serviços podem ser realizados em qualquer município que tenha uma empresa credenciada junto ao Detran.SP.

Para fazer o procedimento, o cidadão realiza a vistoria em uma empresa credenciada uma somente uma vez, antes da instalação. Depois, vai à ITL anualmente obter o certificado para poder licenciar o veículo.

Com esses documentos em mãos, o proprietário deverá solicitar o agendamento em qualquer unidade do Poupatempo para solicitar a segunda via do CRV (se não houver mudança de propriedade) ou a transferência, ambas com a informação de que há alteração de característica veicular, no caso, do combustível.

É valido destacar que a conversão do combustível do veículo deve ser realizada em oficinas especializadas e homologadas. O serviço é pago diretamente nos estabelecimentos.

 

Informação: Diário do Transporte

Deixe seu comentário: