Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Sorocaba já confirmou 156 casos de Covid-19 em unidades escolares da cidade desde janeiro deste ano, sendo 20 estabelecimentos públicos e cinco particulares. Os nomes das escolas não foram informados e os casos confirmados são tanto de alunos, como professores e funcionários.
Os casos de 2021 são quase cinco vezes maior do que os registrados no ano passado na comunidade escolar. Em 2020, conforme os dados divulgados pela Prefeitura de Sorocaba, foram 36 casos em oito escolas particulares.
De acordo com o Plano São Paulo de combate à pandemia, as escolas estaduais e particulares do município estão com autorizadas a terem aulas presenciais e de forma remota. Já a rede municipal de ensino está há mais de um ano sem aulas presenciais. A previsão de retorno é no próximo dia 15 de junho. Entretanto, a data já foi adianta três vezes.
Casos confirmados
A Secretaria do Estado de Educação informou que, no período de 3 de janeiro à 1º de maio, houve um total de 56 casos na rede estadual e 19 na rede privada na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Sorocaba. A pasta esclarece que são casos prováveis, não necessariamente confirmados.
Em relação aos prováveis casos, secretaria informa que, de 1.037 escolas notificantes, 520 registraram um caso provável ao longo de 120 dias. 477 escolas notificaram de dois a cinco casos prováveis e 40, entre seis e doze casos.
Na identificação de dois ou mais casos conf
irmados na mesma escola, dentro de 14 dias após o primeiro caso, é feita a análise do período de estudo e o vínculo epidemiológico entre os casos e, se houver estabelecimento do vínculo epidemiológico para definição de surto, a vigilância epidemiológica dará o devido encaminhamento das ações.
Em caso de constatação de surto, é orientado o encerramento do atendimento ao público, ou seja, 14 dias sem novos casos positivos, sendo posteriormente reavaliado.
Na última sexta-feira (4), faleceu o professor de história Sidney Gasparello em decorrência da Covid-19. Ele trabalhava nas escolas Rafael Orsi e João Rodrigues Bueno. Pelas redes sociais, alunos e amigos fizeram homenagens.