Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fim de ano agitado? Confira dicas para cuidar bem do seu gatinho de estimação neste período festivo

Vanessa Zimbres, especialista em medicina felina, orienta sobre os principais cuidados para deixar o ambiente confortável para os gatos

 

O tão aguardado período de festas de fim de ano e das férias está chegando e o momento é propício para celebrar e descansar. O problema é que a diversão para os seres humanos pode ser um incômodo para nossos amigos animais, principalmente os gatos.

A médica-veterinária, especialista em medicina felina, Vanessa Zimbres, proprietária da Clínica Veterinária Gato é Gente Boa, aproveita o período festivo para orientar sobre os principais cuidados nesta época, para que os tutores forneçam um ambiente confortável para os gatos de estimação.

 

Confira os principais cuidados:

 

Acidentes

Um momento especial pede uma decoração diferente, mas é preciso cuidado! Os enfeites podem chamar a atenção dos gatinhos e causar acidentes. Para evitar problemas, Vanessa orienta que o primeiro passo é identificar se o gato está interessado em interagir com enfeites, como a árvore de Natal, pisca-pisca e embalagens de presentes. “Tem gato que pula, morde, brinca e, às vezes, pode se estressar por ser algo diferente, e urinar no pisca-pisca, correndo o risco de choque ou problema elétrico. Mas o maior risco é de ingerir algum corpo estranho que pode estar nos enfeites ou nas embalagens de presentes. Se o gato for muito curioso, o ideal é restringir o acesso a esses potenciais perigos”, explica.

 

Roupinhas temáticas

Ver os bichinhos usando uma roupa temática de Natal é fofo, mas é importante lembrar que isso pode incomodar, já que não é uma escolha deles. Se for vestir o seu gatinho com um look especial para registrar o momento, não se esqueça de retirá-lo logo após as fotos, assim ele ficará muito mais confortável. “Ele pode estar acostumado com a roupinha usada no dia a dia e não com a roupinha de natal para tirar foto, com chapeuzinho, e isso com certeza isso vai estressar o animal. Percebeu que o animal está incomodado, não force ele a nada”, aconselha a veterinária.

 

Alimentos

Quem nunca se comoveu com aquele olhar interessado em comer a sua refeição? É difícil resistir, mas é necessário! Os alimentos consumidos pelos humanos não são adequados para os felinos, podendo comprometer a saúde do seu pet. Então não se esqueça: jamais alimente-os com a sua comida e, menos ainda, com bebidas! “O alimento do gato é a ração seca ou úmida e, eventualmente, alguns petiscos. Para beber só água ou leite, se estiver acostumado. Qualquer coisa ingerida fora do habitual, pode trazer problemas de digestão, absorção, gastrite, diarreia, podendo levar a um quadro de desidratação ou até mesmo problemas mais graves”, diz. A especialista ainda alerta: “Tem casos de intoxicação. Qualquer bebida alcóolica, cafeína, chocolate, uva passa…são produtos que podem intoxicar o gato e levar a quadro de insuficiência renal aguda. É difícil, principalmente se as pessoas não estão acostumadas com gato e acabam oferecendo algo diferente para agradar o animal. A melhor orientação, nesse sentido, é deixar o pet em um local protegido sem acesso às visitas”, diz.

 

Barulho

Celebrar com a família e os amigos é gostoso e é natural que os gatos fiquem retraídos com as visitas. É importante que ele se sinta confortável para não ficar assustado com o barulho. “Antes de receber as visitas, separe uma área segura, de preferência locais altos, com tudo o que o seu gato vai precisar. Uma dica é usar difusor com feromônio sintético felino para tranquilizá-lo, além de deixar o ambiente fechado ou com telas, para evitar fugas”. Com relação aos fogos de artifício, apesar de serem proibidos, não há como controlar. Para evitar o estresse, é possível passar por um processo de adaptação alguns dias antes, simulando barulho, conversas, música alta, gradativamente. “Isso pode ajudar a minimizar o barulho dos fogos”, aconselha.

 

Alta temperatura

No Brasil, as celebrações de fim de ano acontecem em pleno verão. Com a alta temperatura, é importante ter cuidados extras para deixar os bichinhos mais confortáveis. “Estamos falando em manter os gatos em espaço restrito para eles se sentirem mais seguros, mas o local não pode ser muito quente, para não correr o risco de hipertermia e desidratação. Se tiver ar-condicionado, é preciso controlar para não deixar muito gelado e causar um problema respiratório. Uma dica é usar ventilador ou até mesmo um piso frio para o gatinho deitar. É importante também deixar grandes vasilhas de água espalhadas com gelo e porções de ração úmida, que é a melhor maneira de manter a hidratação por mais tempo”, orienta.

 

Viagem

Viajar é preciso, mas como fazer isso quando você é tutor de um animal doméstico? Se for possível levar o animal, o transporte deve ser feito em uma caixa transportadora. “Se o gatinho não está acostumado, comece um processo de adaptação. Em relação ao estresse da viagem, é possível fazer uso de medicações, desde que prescritas por um veterinário, mas somente se for realmente algo muito estressante para o animal”, explica.

O cenário ideal é poupar o animal do estresse da viagem. Uma excelente opção é deixar o gato em locais que oferecem serviço de hospedagem específica para felinos

 

Caso não seja possível levar o animal, não se preocupe! Há alternativas que garantem o conforto, a segurança e o bem-estar do animal durante o período de ausência, como o serviço de hospedagem para felinos da Clínica Gato é Gente Boa, em Itu. Tendo pessoas que trabalham com gatos, facilita a adaptação e também a manter a mesma rotina diária para que o pet receba a devida atenção no horário e do jeito dele. “Cada gato, tem uma personalidade e vai seguir uma rotina. Por isso a gente tem um checklist de tudo o que é importante, inclusive se o gato gosta de receber carinho ou não. Se ele não gosta, a gente vai respeitá-lo e recebê-lo de uma forma diferente de um outro gatinho que é mais carente de atenção”, finaliza.

 

Informação: JF Gestão de Conteúdo

Deixe seu comentário: