Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Frente Nacional de Luta Campo e Cidade promoveu manifestação no Paço Municipal na última sexta-feira (13)

Cerca de 200 pessoas participaram de uma manifestação de sem-teto na última sexta-feira (13), em frente ao Paço Municipal. Segundo Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), que articulou a manifestação, a proposta foi chamar a atenção do poder público municipal a respeito do déficit habitacional de Votorantim em relação às famílias de baixa renda.

Atualmente, três propriedades da cidade estão ocupadas com famílias de sem-teto apoiadas pela FNL, sendo duas delas particulares, localizadas no bairro Capoavinha, e uma área pública, localizada entre no Jardim Tatiana e o Jardim Novo Mundo. Nesta última, a ocupação ocorreu há cerca de 15 dias por famílias que terão que deixar uma propriedade particular nas imediações após uma ordem judicial de reintegração de posse.

Odenil Gonçalves Leonel, diretor da FNL, afirma que procura diálogo com a Prefeitura de Votorantim. “Estamos enfrentando dois processos de reintegração de posse, uma numa área entre o Jardim Tatiana e o Jardim Novo Mundo, onde 55 famílias irão deixar uma área particular, e outra no Capoavinha, na qual o processo judicial cita a Prefeitura para realocar as famílias e incluí-las em projetos habitacionais. Até o momento, a Prefeitura se omitiu e não cumpriu essas determinações. Já tentamos diálogo, mas sem sucesso”, disse.

 

Deputado consegue reunião com Prefeitura

O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) participou da manifestação.

Na ocasião, além de dialogar com as famílias, o deputado se reuniu com os secretários de Negócios Jurídicos, Henrique Aust, e da Administração, Gabriel Rangel, da Prefeitura de Votorantim para levar as demandas das famílias.

Raul Marcelo se comprometeu a encaminhar uma reunião com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), protocolar as reivindicações das famílias na Prefeitura de Votorantim e conversar com a Defensoria Pública para acompanhar os processos de reintegração de posse. Votorantim tem um déficit de seis mil moradias, segundo o deputado.

 

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Votorantim informa “que foi surpreendida com a manifestação de grupos organizados politicamente, que atuam em todo o estado e que já sofreram várias ações na Justiça em virtude de turbações de patrimônios imobiliários públicos e privados. O grupo em questão estava alocado em uma área particular, situada no Município de Votorantim e que, diante da iminência do cumprimento da liminar de desocupação, mudou-se para uma área pública. Não é a primeira invasão e, em virtude da reiteração dos fatos, a Prefeitura Municipal de Votorantim já está adotando as medidas judiciais cabíveis. Ressaltamos, ainda, que atitudes assim afetam e comprometem os projetos habitacionais do município que estão em andamento e que visam beneficiar os moradores da cidade”, finalizou por nota.

 

Fonte: Gazeta de Votorantim

Deixe seu comentário: