Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Hemonúcleo de Sorocaba tem queda nas doações de sangue

O Hemonúcleo de Sorocaba registrou, na primeira semana de janeiro, uma queda de aproximadamente 35% nas doações de sangue. Para Frederico Guimarães, gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), essa diminuição — logo no começo do ano — tem explicação.

Em períodos de férias, as unidades coletoras costumam ser menos frequentadas. No entanto, o resultado desse baixo movimento acende um sinal de alerta nos estoques dos bancos de sangue.

Os impactos negativos podem aparecer ainda nas próximas semanas. De acordo com Guimarães, o Hemonúcleo atende cerca de 35 hospitais, entre público e privados, da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A unidade consegue armazenar até 170 bolsas de sangue por dia. O objetivo, segundo o médico, é atingir 70% da capacidade plena. Ou seja, bater 120 doações diárias.

 

Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. A doação pode ser agendada pelo site da Colsan (www.colsan.org.br) ou pelo aplicativo de celular “Colsan Doe Sangue, Doe Vidas”, disponível para download em aparelhos com sistemas Android e iOS.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os critérios para doar sangue mudaram. As pessoas que se vacinaram com a Coronavac, precisam aguardar 48 horas para fazer a doação. Já quem se imunizou com Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, tem de esperar sete dias. Além disso, ficam inaptos — por 35 dias — aqueles tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

“Sempre ouvimos: ‘precisando me avisa, que eu vou doar’. A questão é que sempre tem alguém que precisa, várias pessoas precisam. A gente pode não conhecer por nome ou endereço, mas sempre tem alguém precisando. Com a doação regular e de forma constante, podemos atender à todos. Nunca se sabe quem será o próximo a precisar”, finaliza o gerente médico da Associação.

 

Informações: Wilma Antunes – Jornal Cruzeiro do Sul

Deixe seu comentário: