Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

IPVA 2022: governo de SP divulga valor venal dos veículos

O governo de São Paulo divulgou os valores venais das 12.221 diferentes marcas dos veículos disponíveis para o pagamento da Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. A consulta de quanto cada proprietário vai pagar exatamente de IPVA deve ser disponibilizada até 31 de dezembro.

A Secretaria da Fazenda prevê arrecadar R$ 21,8 bilhões com o IPVA em 2022.

Para saber o valor aproximado do imposto é preciso fazer um cálculo baseado na alíquota do veículo. Também é possível consultar o valor venal pena internet com o código de IPVA e o ano de fabricação do veículo.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas:

  • 4% para carros de passeio;
  • 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
  • 1,5% para caminhões;
  • veículos de locadoras, registrados em São Paulo, terá alíquota reduzida de 4% para 1%.

Em 2021, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.

A maior valorização foi registrada nos preços de venda de caminhões usados, que apresentaram 25,17%. A alta foi seguida por camionetas e utilitários, com 23,50%. As motocicletas fecharam em 23,33%. Já os preços de venda de automóveis registraram média de 21,99% acima do valor apurado no ano anterior. Os ônibus e micro-ônibus tiveram 15,57% de variação.

 

Calendário de pagamento

Também foi divulgado o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. Os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto em parcela única terão um desconto de 9%. Antes, o pagamento em uma única parcela tinha desconto de 3% do valor total do imposto. Também será possível fazer o pagamento do IPVA em até cinco vezes sem juros.

O calendário de pagamento começa no dia 10 de janeiro. Os proprietários de veículos usados que pagarem o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento, terão redução de 5%.

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou na semana passada o Projeto de Lei que aumentou o parcelamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para veículos usados em até cinco vezes. Antes, o pagamento ocorria em três parcelas, no máximo.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

 

Informações: g1.com

Deixe seu comentário: