Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

IR 2022: ACSO dá dicas para não cair na malha fina

O prazo para envio das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) começa movimentar a rotina de 34,1 milhões de contribuintes, conforme estimativa da Receita Federal. Com prazo reduzido, o brasileiro terá até às 23h59 do dia 29 de abril para prestar contas ao Leão.

Mesmo que o acerto do IR já faça parte da rotina de milhões de pessoas, é preciso ficar atento às informações fornecidas e evitar cair na temida malha fina. Em 2021, dados do governo revelam que 869.302 declarações foram retidas. O número representa 2,4% do total de documentos entregues.

Especialistas destacam os principais cuidados a serem adotados para se livrar do inconveniente e ressaltam que a antecedência e a organização são os principais aliados.

Para isso, é preciso organizar toda a documentação e não deixar o envio para a última hora, evitando problemas como a instabilidade ou a queda do sistema, além de outros empecilhos que podem determinar a perda do prazo, acarretando multa que varia de R$ 165,74 a 20% do IR devido.

Após enviar a declaração, a recomendação é que o processamento dos dados seja monitorado. A dica é criar uma rotina e verificar a situação no portal da Receita Federal uma vez por mês. Se cair na malha, é importante identificar o motivo e se, de fato, existir algum erro nos dados informados, corrigir rapidamente.

 

Como declarar

As informações podem ser enviadas de três maneiras: online, diretamente no portal do Centro Virtual de Atendimento, o e-CAC; por meio de aplicativo, disponível nas plataformas digitais para celular ou tablet; ou baixando o programa do respectivo ano no seu computador.

 

Informação: Assessoria de Imprensa – Larissa Costa

Deixe seu comentário: