Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Leitura em áudio de textos no site da Prefeitura facilita acesso à informação de pessoas com dificuldade de visão

O Departamento de Comunicação de Votorantim está disponibilizando em seu site o recurso da leitura em áudio. A ferramenta facilita o acesso à informação para pessoas analfabetas, com dificuldade de visão ou leitura ou àqueles que estão cansados e preferem obter as informações apenas ouvindo.

Para ter acesso ao novo dispositivo, basta que o munícipe acesse qualquer notícia publicada no site da Prefeitura. O botão de play de áudio precisa ser acionado para que o software faça a leitura do texto. O botão pode ser visualizado logo abaixo do título, da foto que ilustra a reportagem e da barra de compartilhamento da notícia.

Na barra de “Áudio Leitura” aparece o título da reportagem que será lida e, depois de ser acionada, o quanto do texto já foi lido.

Segundo a empresa Audima, que desenvolveu o software de leitura em áudio usado no site da Prefeitura, 19% da população brasileira têm alguma deficiência na visão, 20% são analfabetos ou semianalfabetos, 30% apresentam presbiopia, também conhecida como vista cansada, e 32% dos brasileiros apresentam a falta de tempo como principal barreira para ler.

A utilização de ferramentas como essa atende o artigo 63 da Lei 13.146, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que prevê ser “obrigatória a acessibilidade nos sítios de internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.

O site da Prefeitura de Votorantim é o www.votorantim.sp.gov.br.

Deixe seu comentário: