Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mutirão de Castração de cães e gatos também contemplará região do Cajuru neste mês de agosto

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realiza hoje e amanhã (5 e 6), das 8h às 12h e das 13h às 16h, as inscrições gratuitas para o Mutirão de Castração de cães e gatos voltadas a moradores da região do Cajuru. Os interessados deverão comparecer ao estacionamento que fica ao lado da E.E. “Professor José Quevedo”, localizada na Avenida Paraná, 3.726, no Cajuru.

O objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhora da qualidade de vida dos animais domésticos e da população em geral. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama ou de próstata e males infectocontagiosos.

Já a identificação por microchip permite a possibilidade de devolução de animais perdidos ou a responsabilização por abandono, contribuindo para o bem-estar dos animais, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Nesta etapa, o Mutirão de Castração vai atender cuidadores de cães e gatos residentes nos seguintes bairros: Cajuru do Sul, Terras de Arieta, Jardim dos Reis, Jardim Nilton Torres, Vila Dálmatas e Jardim Eliana.

Serão destinadas 480 vagas, sendo 240 para o dia 5 e mais 240 para o dia 6 de agosto. Para a inscrição, os tutores de cães e gatos deverão levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

 

Cuidados para castrar os animais

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade promoverá as cirurgias de castração nos dias 11 e 12 de agosto, no estacionamento da E.E. “Professor José Quevedo”. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados prévios com seus cães e gatos, como:

– O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas antes da castração;

– Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira;

– Os gatos devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança;

– Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado.

Por último, o cuidador do bichinho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal, após a realização do procedimento, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Deixe seu comentário: