Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Na contramão da crise, setor supermercadista bate recorde de empregos dos últimos 5 anos

Setor é oportunidade de crescimento profissional e pessoal

 

No Brasil, o número de pessoas em busca de emprego no país recuou no 3º trimestre de 2021, em comparação com o 2º trimestre do mesmo ano. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador apontou que a taxa de desemprego está 12,6%, chegando a 13,5 milhões de brasileiros à procura de uma oportunidade de trabalho.

Apesar da crise agravada pela pandemia da covid-19, a tendência é de recuperação. Na contramão do cenário de desemprego, o setor supermercadista bateu recorde de empregos em 2021. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), a empregabilidade no setor atingiu o melhor desempenho dos últimos cinco anos, com 21.802 postos de trabalho criados entre janeiro e novembro de 2021. Desse modo, o setor torna-se uma oportunidade para amenizar a crise e até mesmo para crescer profissionalmente e pessoalmente.

Simone Cristina de Camargo Nascimento passou por diversos setores antes de assumir o cargo de gerente

Gerente de uma das unidades da Rede Bom Lugar em Sorocaba-SP, Simone Cristina de Camargo Nascimento, observa que, neste período instável, está com dificuldade para repor as vagas, mas há pessoas de diferentes perfis buscando uma oportunidade. “Está aparecendo de tudo, candidatos ao primeiro emprego, pessoas desempregadas, aposentados, jovens adultos que nunca trabalharam, infelizmente, perdemos muitos estagiários por causa da mudança do horário escolar para período integral, ainda não conseguimos repor”, diz.

 

Gabriel Macedo começou na rede há 9 anos como empacotador e agora é comprador

Oportunidade para crescer

Para crescer, é preciso motivação, e isso faz parte do dia a dia dos colaboradores que tiveram a oportunidade de crescer pessoalmente e profissionalmente na unidade da Rede Bom Lugar gerenciada atualmente pela Simone.

Gabriel Macedo exerce atualmente o cargo de comprador, mas, há 9 anos, iniciou a carreira como jovem aprendiz na função de empacotador. Segundo o colaborador, a experiência na Rede Bom Lugar proporcionou muito desenvolvimento. “Aprendi um pouco de tudo. Sou apaixonado pelo mundo dos negócios e pude desenvolver habilidades em gestão de pessoas e até mesmo um olhar diferente de como funciona a gestão da rede. Além disso, me sinto motivado, tenho a liberdade de me expressar e dar minha opinião no negócio”, relata.

Ao permanecer por um longo tempo no mesmo ambiente de trabalho, os laços também podem se fortalecer, formando uma segunda família. Esse é o sentimento do Fábio Correia, funcionário que iniciou na Rede como auxiliar de açougue, há 20 anos, e hoje atua como líder da equipe encarregada do setor.

“Minha maior motivação é poder fazer o que amo, sempre com muita dedicação e carinho, e ao longo desses anos, poder conhecer muitas pessoas e se tornar amigos. Tenho clientes que perguntam dos meus filhos e sabem até o nome deles”, diz.

Fábio considera que a oportunidade de trabalho oferecida aos jovens é fundamental para o desenvolvimento

Fábio reforça a importância da oportunidade oferecida pelo setor. “Acho muito importante a oportunidade do primeiro emprego dada aos jovens, pois os primeiros passos são os mais importantes, onde aprendemos os princípios necessários para uma vida digna. Para mim, é muito gratificante fazer parte desta família Bom Lugar, onde agarrei toda as oportunidades e ensinamentos, não só em minha função, mas para minha vida”, conta.

Atuando há quase 28 anos no local, desde que as operações iniciaram, Simone conseguiu o primeiro e único emprego, e agora proporciona oportunidades a outras pessoas dispostas a se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, assim como ela. “A empresa me deu muitas oportunidades, eu abracei e quis mostrar que sou capaz, mas o caminho não foi fácil, o desenvolvimento acontece todo dia. O comércio e o gerenciamento de pessoas nunca para e, quando achamos que já vivemos de tudo, vem alguém te mostrar que falta coisa para aprender, e conhecimento não pode parar em nós, devemos sempre passar adiante”, finaliza.

 

Informações: JF Gestão de Conteúdo

Deixe seu comentário: