Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Novo ano, novos planos: planeje seus objetivos e sinta-se realizado!

Paulo Paiva, consultor em vida, carreira e negócios, traz as tendências para 2022.

A chegada de um novo ano traz um sentimento de renovação. A sensação, muito comum neste período, funciona como um motor para deixar aflorar o desejo de mudanças, seja ela no campo pessoal ou profissional. Mas, para que os objetivos se concretizem, é preciso planejar e colocar em prática.

Diferentemente de anos anteriores, o sabor dessa mudança para 2022 é diferente, já que as pessoas estão voltando a tomar as rédeas da própria vida, após um período de pandemia, iniciado em 2020, que trouxe perdas irreparáveis.

O consultor de vida, carreiras e negócios, Paulo Paiva, avalia que 2022 tem um grande potencial para mudanças positivas. “Embora as pessoas se apresentem cansadas, fisicamente e mentalmente, existe uma vontade de fazer acontecer e um processo criativo acontecendo durante esse período de pandemia. As pessoas tem buscado inovar seus processos de trabalho, formas diferentes de se relacionar e medir os resultados de seus esforços, desde a reforma de uma casa, a compra de um móvel novo ou uma visita a amigos e parentes”, exemplifica.

A adaptação a novos padrões de trabalho e de comportamento foi uma necessidade para sanar, na medida do possível, a preocupação com a segurança. E muitas farão parte do cotidiano das pessoas mesmo quando a pandemia acabar. Paiva comenta algumas áreas profissionais que tendem a se destacar em 2022.

“A especialidade em ‘ler as pessoas’ e desenvolvê-las dentro de um planejamento se tornará peça fundamental para o desenvolvimento mundial. Essas novas profissões fazem parte de áreas como engenharia, finanças e contabilidade, jurídico, mercado financeiro, recursos humanos, benefícios, tecnologia, vendas e marketing”, cita.

Além disso, o foco nas habilidades, o uso de tecnologia focado em avaliar a produtividade, os cuidados com a saúde mental e o trabalho híbrido são tendências que vieram para ficar. “Um relatório, recentemente encomendado pela plataforma de mensagens de vídeo Loom, descobriu que 90% dos funcionários entrevistados – incluindo trabalhadores e gerentes – estão mais felizes com a maior liberdade que agora têm para trabalhar em casa, sugerindo que essa é provavelmente uma tendência que veio para ficar à medida que avançamos para 2022”, prevê Paiva.

 

Nunca é tarde para se planejar e colocar os planos em prática 

Paiva comenta a importância de um bom planejamento para conquistar os objetivos. “Planejamento e disciplina fazem total diferença e é uma das competências de sucesso de qualquer profissional”, diz. Mas o diferencial e que, após planejar, é preciso correr atrás do resultado. “Quando planejamos pilares da vida como um todo, é sinal que estamos atuando com propósito; quando planejamos a carreira, entendemos o trabalho como algo fundamental para nossas conquistas financeiras e materiais e, ao planejar o próprio negócio, colocamos em prática nossa missão em empreender e aí muitas outras pessoas serão impactadas positivamente”.

O consultor entende que muitas pessoas tem dificuldades para planejar e colocar os objetivos em prática e destaca a importância de se organizar. “O planejamento nos dá a possibilidade de ampliar a percepção, construir cenários presentes e futuros, e nos direcionar. A dificuldade está em tirar as ideias da mente, o que pode ser frustrante. Planejar exige dedicação, determinar o objetivo, o prazo de conclusão, os envolvidos, o investimento e, quanto mais detalhes tiver, mais poderosa será essa ferramenta de realização pessoal e profissional”, aconselha.

Agora que você já sabe o que fazer, que tal colocar em prática?

 

Informações: JF Gestão de Conteúdo

Deixe seu comentário: