Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Novo decreto dá continuidade ao sistema de Zona Azul em Votorantim

Um novo decreto editado pelo Executivo municipal, nº 5.798, que será publicado na edição desta sexta-feira (13) no Jornal do Município, regulamentando a lei municipal nº 2.533, de 2017, possibilita a continuidade do sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como zona azul, em Votorantim.

 

A medida extingue mais 500 vagas em cinco ruas da cidade, além das outras 590 que já foram extintas com o decreto do último dia 14 de novembro, totalizando 1.190 vagas a menos que haviam sido demarcadas no início da operacionalização do sistema, em setembro.

 

De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, o teor deste novo decreto foi ajustado em reunião realizada nesta semana com representantes do Legislativo, os vereadores Luciano Silva, Ita e Bruno Martins e também conta com a anuência da concessionária V-Park, que administra a zona azul na cidade.

 

O secretário de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, reforça que “a implantação da zona azul leva em consideração, essencialmente, os aspectos indispensáveis para a mobilidade urbana, promovendo a rotatividade dos veículos e consequentemente maior fluidez no trânsito e melhor acesso ao comércio do município”.

 

O novo decreto segue as mesmas regras técnicas do anterior, pelo qual a cobrança pelo estacionamento incidirá em duas áreas, contempladas pelo atual Plano Diretor do município, denominadas Zona de Comércio Principal (ZCP) e nos principais Corredores de Comércios e Serviços (CCS). Mas enxuga ainda mais as vagas que haviam sido demarcadas.

 

Das 2.360 vagas previstas em setembro, o segundo decreto (de 14 de novembro) enxugou para 1.770 vagas e, agora, a terceira regulamentação prevê somente 1.270 vagas para a zona azul no município. Com isso, a nova medida retira mais 160 vagas da avenida Luiz do Patrocino Fernandes; 115 da avenida Matheus Conegero; 142 da avenida São João; 59 vagas da Rua Paula Ney e outras 24 da rua Achiles Logo.

Assim como no início, o sistema será operacionalizado pelo consórcio vencedor da licitação para o estacionamento rotativo, o V-Park. A cobrança por um período de uma hora é de R$ 2,00, para veículos de passeio e comerciais leves até 4.000 kg ou até 2 eixos. Já para motocicletas, ciclomotores ou motonetas de qualquer cilindrada, o valor é de R$ 1,00 a hora.

 

O condutor tem a opção de realizar o cadastro e compra do cartão digital por meio de aplicativo de smartphone, ou, então, adquirir o ticket por meio de monitores que vão transitar o tempo todo pelas vias da Zona Azul e pelas revendas autorizadas nas áreas de estacionamento rotativo, que estarão devidamente identificadas.

 

Para adquirir as horas de estacionamento de forma online, o motorista deverá realizar o download do aplicativo “Zar Digital – Zona Azul Rápida”, que está disponível nas plataformas App Store e Google Play. Após baixar o app, o usuário deverá inserir seus dados e realizar a aquisição do ticket por meio de cartão de crédito.

 

Depois do cadastro, será possível colocar a geolocalização para identificar e registrar a zona da vaga, bem como informar a placa e o período. Para quem não possui acesso à internet, basta enviar um SMS, para isso é necessário fazer um cadastro prévio pelo site www.zonaazulrapida.com.br e possuir créditos pré-pago.

Deixe seu comentário: