Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pandemia e LGPD fazem duplicar procura por certificação digital

Segundo as principais plataformas de emissão e gestão de documentos e assinaturas digitais, houve um aumento considerável na procura por Certificado Digital.
O motivo é em decorrência do trabalho remoto, por conta da pandemia, acompanhado pela necessidade das empresas em se adequarem às novas regras de proteção de dados pessoais, a LGPD, que levou muitas empresas a trocarem seus processos por papel para o digital.

A certificação cresceu 10% no Brasil em 2020 e atingiu o recorde de mais de 6 milhões de certificados digitais emitidos em um mesmo ano. Este mercado já vinha crescendo bastante nos últimos anos em todo o mundo, com uma previsão de chegar a US$ 8 bilhões em 2027. As contas foram refeitas e as cifras devem agora chegar a US16 bilhões.

Somente na Associação Comercial de Sorocaba as emissões cresceram 174% de 2019 a 2020. No primeiro semestre de 2021 o aumento foi de 79%.

A transformação digital segue em passos acelerados tanto para empresas quanto para cidadãos. Em janeiro deste ano, foram emitidos 570.696 certificados digitais, segundo dados divulgados pela ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital), o que representa um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2019.

As projeções para o futuro também são positivas. Caso o crescimento seja mantido nos próximos meses, a expectativa é que a ICP-Brasil chegue perto dos 7 milhões de certificados emitidos em 2021.

 

Por que ter um Certificado Digital?

Ele traz mais agilidade e segurança para empresas e cidadãos. Ele permite assinar digitalmente documentos e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet.

Os documentos eletrônicos assinados com Certificado Digital têm a mesma validade que os de papel com firma reconhecida. Além disso, permite comprovar a identidade em sistemas virtuais integrados para realizar atividades profissionais de várias categorias.

Com isso, oferece uma série de benefícios a quem faz uso deles como: Economia de insumos, evitando o uso de papel e de tinta para a impressão; comodidade, já que é possível assinar documentos de qualquer lugar, a qualquer momento, dispensando o reconhecimento de firma em cartório; acesso a sistemas com dados restritos, uma vez que diversos meios com informações confidenciais, principalmente de órgãos governamentais, exigem o uso do Certificado Digital como forma de comprovar a identidade para liberar o envio e recebimento de informações ou a alteração de dados; segurança, pois utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis para confirmar identidade.

 

Quem precisa do Certificado Digital?

Atualmente, praticamente todas as empresas precisam, uma vez que, sem ele, não é possível acessar diversos sistemas pelos quais se faz o envio ao governo de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

A Associação Comercial de Sorocaba oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Há diversos tipos de assinatura digital, como o e-CNPJ (pessoa jurídica) e o e-CPF (pessoa física). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.

Deixe seu comentário: