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Prefeito suspende construção de nova rodoviária em Santa Rosália

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, disse ontem (13), que a Prefeitura de Sorocaba decidiu suspender, temporariamente, construir a nova rodoviária da cidade no bairro Jardim Santa Rosália.

Segundo Manga, ele pediu para a Urbes – Trânsito e Transportes levantar e analisar outras áreas na cidade, e fazer as análises técnicas a respeito. Um levantamento será feito e será apresentado em seguida para o prefeito, para que a discussão sobre o local seja reiniciada.

“Nosso governo é baseado no diálogo, então, não vamos fazer nada que seja contra a vontade popular, embora, o local em Santa Rosália seja uma localização estratégica. Já solicitei a Urbes que faça novos estudos e apresente novas áreas”, disse o prefeito.

O projeto foi apresentado aos moradores do bairro no último dia 5 de outubro, na sede da Urbes – Trânsito e Transportes. A maioria que participou de encontro se mostrou contra o novo empreendimento no local.

Ao saírem do evento, os moradores mantiveram as manifestações contrárias à obra no local. “Falaram que ia ser uma construção vertical e não vai ser”, reclama William Hannickel. “Assustou no projeto que eles querem pegar terrenos e fazer desapropriação. Fica mais caro”, disse.

No mês passado, inclusive, os moradores do bairro chegaram a colocar faixas no portão de suas casas para protestar contra a possibilidade da nova rodoviária de Sorocaba ser em um terreno na avenida Dom Aguirre.

O local, com fácil acesso para a rodovia SP-75, cujo nome é Senador José Ermírio de Moraes, conhecida como Castelinho, é o principal motivo para a escolha da área de Santa Rosália pela Prefeitura de Sorocaba.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a área é de dois proprietários e teriam que ocorrer desapropriações. As áreas somam cerca de 55 mil metros quadrados e contaria com áreas de convivência e lazer, lojas, além de conexão com outras modalidades e sistema de transporte, incluindo o urbano, intermunicipal e por aplicativo.

A ideia do governo atual é concluir a obra até 2024. Ao menos um dos donos dos terrenos estaria contra a desapropriação. Outras áreas já apresentadas pela Prefeitura de Sorocaba, em outros bairros da cidade, também encontraram resistência de moradores e foram descartados pela atual gestão.

As informações sobre a escolha do local como primeira alternativa para a nova rodoviária de Sorocaba foram divulgadas em agosto. De lá para cá, já ocorreram diversos atos contra a construção, incluindo reuniões e colocação de faixas em residências.

Além disso, no último dia 6 de outubro, foi realizada uma audiência pública para tratar da questão na Câmara de Sorocaba. O objetivo foi debater com a população os prós e contras do projeto da nova rodoviária da cidade, ainda levando em consideração o novo empreendimento no bairro Santa Rosália. A intenção do encontro foi analisar os impactos da construção do novo espaço, como as alterações no entorno, trânsito e mobilidade e questões ambientais.

 

Informações: Cruzeiro do Sul

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