Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para seis oficinas culturais

Até o dia 20 de junho, a população de Sorocaba e região pode se inscrever em uma das seis oficinas culturais on-line promovidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceira com a Prefeitura da cidade.

O programa terá início em julho, com o objetivo de aproximar pessoas de diversas faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

As aulas serão ao vivo, pela plataforma Zoom e a seleção dos participantes será por meio da análise da ficha de inscrição dos interessados.

Serão oferecidas oficinas de: “Pandeiro”; “Prática de desenho espontâneo”; “Entre dobras e cortes: possibilidade para narrativas visuais”; “Fotografia e percepção ambiental”; “Clube de leitura Dante e a Divina Comédia: uma viagem entre inferno, purgatório e paraíso” e “Escrever o amor nos tempos de pandemia”.

 

Oficinas

 

A oficina “Pandeiro – Práticas na Cultura Popular Brasileira” ocorrerá nos dias 1, 6, 8 e 13 de julho, das 18h às 20h, sob a coordenação do músico e percussionista Beto Oliveira, e será voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos. A oficina traz, de maneira prática e objetiva, a utilização e valorização desse instrumento que representa grandiosamente a cultura popular percussiva brasileira. Para participar, é necessário ter um pandeiro, que também pode ser substituído, de forma alternativa, por tampas de panela, entre outros materiais. São oferecidas 35 vagas e os interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/aMrzggjtFeukJZx16.
Outra opção é a oficina “Prática de Desenho Espontâneo”, com a artista Soraya Lucato, que tem como objetivo levar os participantes a explorarem técnicas e descobrirem seus próprios traços, apresentando os materiais, práticas para destravar a criatividade, técnicas de arte, observação de obras, caminhos que artistas fazem para criar e como criar um caderno de artista e um portfólio. Os participantes serão organizados em dois grupos: Turma A (com aulas nos dias 2, 5 e 7 de julho, das 10h às 12h) e Turma B (dias 20, 22 e 27 de julho, das 10h às 12h).
Para participar, é necessário ter os seguintes materiais: folhas sulfite ou caderno de desenho, lápis de cor comum e aquarela, giz de cera ou pastel ou de lousa, lápis grafite HB, 6B e 4B, borracha, caneta hidrográfica Pilot preta e caneta esferográfica preta ou azul. São oferecidas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/LGTJLdDmw3Hcz26b8.
Também será oferecida a oficina “Entre Dobras e Cortes: Possibilidade para Narrativas Visuais”, com a artista visual, professora e pesquisadora Fabíola Notari, nos dias 6, 8, 13 e 15 de julho, das 14h às 16h. O intuito é apresentar aos alunos as possibilidades de construção de narrativas visuais, respondendo algumas questões, como, por exemplo, como escolher o melhor formato para sua história. Os materiais necessários são: lápis preto, borracha, tesoura, estilete, régua metálica, base para corte, cola bastão, além de revistas, jornais e outros materiais impressos. São oferecidas 25 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/tn4tS5KjnpvdazpLA.
Nos dias 7, 9, 14 e 16 de julho, das 14h às 16h, será oferecida a oficina de “Fotografia e Percepção Ambiental”, sob a coordenação de Natália Vieira, que visa promover o desenvolvimento da percepção ambiental por meio do exercício da linguagem fotográfica. Para participar, é necessário que o aluno tenha uma câmera fotográfica ou um celular com câmera. São oferecidas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/SD4bvvpbVjak4biG6.

A população ainda poderá participar do Clube de Leitura “Dante e a Divina Comédia: Uma Viagem entre Inferno, Purgatório e Paraíso”, com a tradutora, pesquisadora e artista de teatro Valentina Cantori, que ocorrerá nos dias 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, das 18h às 20h. Neste ano, completam-se 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321), um dos autores mais importantes da literatura universal e os encontros abordarão a sua obra mais importante: a Divina Comédia. São oferecidas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/XMgeUmXyUoeFgzaj8.
Também em julho, será oferecida a oficina “Escrever o Amor nos Tempos de Pandemia”, com o psicanalista e escritor Ricardo A. Hirata, voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos, nos dias 5, 7, 12 e 14, das 18h às 20h. A partir de trechos das obras “O Amor nos Tempos do Cólera” (Gabriel García Márquez) e “Fragmentos de um Discurso Amoroso” (Roland Barthes), a oficina propõe um espaço de criação compartilhada da experiência amorosa, tal como é possível em um cenário pandêmico. São oferecidas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/qpQioppTMTWZZTpDA.
Mais informações no site: http://poiesis.org.br/maiscultura, pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br ou, ainda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone da Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”: (15) 3202–5003.

Deixe seu comentário: