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Prefeitura já concluiu mais da metade da obra do viaduto sobre a Av. Itavuvu

A Prefeitura de Sorocaba já concluiu 57,1% das obras de construção do viaduto sobre a Avenida Itavuvu, na Zona Norte de Sorocaba, que interligará as avenidas Edward Fru-Fru Marciano da Silva e Ulysses Guimarães. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com previsão de finalização ainda para este primeiro semestre de 2022.

O viaduto terá 390 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com quatro pistas de tráfego. O valor total está orçado em R$ 19,9 milhões, custeado por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). As obras estão sob a responsabilidade da Unidade de Execução de Programa (UEP), que integra o Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead).

“O tamanho da estrutura, na atual fase da obra, não passa despercebida por quem transita por esse ponto na Zona Norte. A etapa de adequação das vias alternativas de trânsito nos arredores foi mais complexa, para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores da obra, e os trabalhos no viaduto avançam rapidamente”, aponta Rodrigo Faria, engenheiro da UEP.

A empresa Jofegê Pavimentação e Construção Ltda. é quem executa a obra, com uma equipe de 100 trabalhadores que atuam no local. “Nesta semana, agregamos oito novos funcionários e vamos ampliar essa quantidade, ainda mais, nas próximas etapas”, adiantou o mestre de obras João Francisco.

Até o momento, 99,6% dos serviços preliminares, de preparação do local, já foram realizados, além de 94% das intervenções de infraestrutura. Outras frentes de trabalho seguem em paralelo: a de superestruturas atingiu 46% do total previsto; a de pavimentação, 34,5%; movimentação de terra, 22,3% e paisagismo, 20,7%.

Todos os pilares de sustentação do viaduto estão prontos e a maior parte da equipe concentra esforços na amarração das ferragens. “Estamos preparando a laje inferior do dispositivo, para começar a ser concretada, a partir da próxima semana. As ferragens laterais também estão sendo montadas e, em seguida, será preparada a estrutura da laje superior”, explicou o mestre de obras.

A implantação de redes de drenagem, do sistema de iluminação com tecnologia de LED e toda a sinalização viária terão início mais adiante e, conforme previstas em contrato, estão inclusas no projeto como as etapas finais da obra.

O novo viaduto permitirá a expansão do sistema viário e a criação de nova opção de interligação, agilizando os deslocamentos nessa região da Zona Norte, inclusive, o fluxo do transporte coletivo, sobretudo no corredor Itavuvu do Sistema BRT. O acesso entre as avenidas Edward Fru-Fru e Ulysses Guimarães será direto, sem passar pela Avenida Itavuvu.

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