Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Programação gratuita voltada à saúde e ao bem-estar acontece no Parque dos Espanhóis neste sábado (30)

Neste sábado (30), das 9h às 13h, a população poderá participar de uma programação gratuita, com atividades variadas voltadas à saúde e ao bem-estar, no Parque dos Espanhóis. A campanha é realizada pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e da Casa de España de Sorocaba.

O objetivo é oferecer um dia de atividades gratuitas à população, orientando as pessoas na busca por uma vida mais saudável e ativa e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. Além disso, a universidade propiciará aos acadêmicos o aprendizado, por meio do exercício da prática profissional.

A ação envolverá 12 professores e 72 universitários dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição, Estética e Cosmética, Educação Física e Terapia Ocupacional.

Os estudantes de Farmácia orientarão as pessoas sobre o uso e o armazenamento correto dos medicamentos, como utilizar cada tipo de medicamento, além de promoverem aferição de pressão e a orientação dos pacientes hipertensos. Eles também informarão sobre a possibilidade de doação de medicamentos para a Farmácia Comunitária, assim como destinar medicamentos vencidos.

A população também receberá avaliação e recomendação para as atividades do dia a dia, alongamentos e exercícios posturais, com alunos de Fisioterapia, assim como vai poder aferir a pressão arterial e medir a glicemia, com a equipe da Enfermagem que também fará uma simulação de RCP (Reanimação Cardiopulmonar).

Os universitários de Psicologia realizarão uma oficina terapêutica de artes manuais em saúde. Na ocasião, os participantes vão aprender a fazer crochê e saber mais das propriedades meditativas da prática da atividade. Já, o curso de Biomedicina levará atendimento com protocolos para dor e ansiedade, com a auriculoterapia.

Quem for ao local poderá receber, ainda, orientações de higiene bucal e sistema mastigatório, com alunos de Odontologia. Já, o curso de Nutrição dará a oportunidade de as pessoas realizarem uma mini avaliação nutricional e do IMC (Índice de Massa Corporal), além de apresentar a pirâmide dos alimentos, com o intuito de orientar sobre uma alimentação balanceada.

Outra atividade no local será com os alunos de Medicina Veterinária, que darão orientações sobre doenças dos animais, como a raiva e a toxoplasmose, além de falar sobre os benefícios da adoção de pets.

O curso de Estética e Cosmética vai oferecer orientações de cuidados com os cabelos e com a pele, assim como o uso correto de filtro solar. Já, a equipe da Educação Física fará uma atividade de iniciação esportiva da modalidade Badminton.

Por fim, os alunos de Terapia Ocupacional apresentarão jogos e brincadeiras para crianças com queixas de dificuldade escolar, comportamental, cognitiva, motora ou emocional, além de atividades expressivas e corporais para jovens, adultos e idosos em situação de estresse, em razão da pandemia da Covid-19.

O Parque dos Espanhóis está localizado na Rua Campos Sales, s/nº, na Vila Assis.

Deixe seu comentário: