Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretaria de Educação promove workshop para cerca de 600 educadores

Para multiplicar entre os educadores os projetos que foram realizados nas salas de aula e tiveram resultados positivos, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), promoveu nesta sexta-feira (27), na Emef “Prof. Lauro Alves Lima”, a III Formação Continuada em Serviço e Troca de Experiências para cerca de 600 professores do sistema municipal. A ação, com tema de “Práticas exitosas na educação básica à luz da BNCC”, contou com 20 workshops elaborados pelos docentes visando à troca de experiências entre eles.

Os workshops foram realizados tanto no período da manhã como da tarde. De acordo com o secretário de Educação, Tiago Araujo, uma comissão da secretaria avaliou anteriormente quais workshops seriam exibidos na formação. “A ação recebeu todos os professores do sistema municipal e a intenção era de dividir os bons projetos com os demais educadores, compartilhar o que foi construído com as crianças. Aqueles que não apresentaram projetos podem ter novas ideias e sugestões fazendo com que avancem mais ainda no trabalho pedagógico que desenvolvem na sala de aula”, explicou.

Entre as oficinas estava a da “Africanidade: um olhar sobre a sua influência na cultura brasileira”, na qual foi tratada a história da boneca Abayomi, de origem iorubá, que tem como significado felicidade ou alegria.

 

Conforme explicado no workshop, quando os negros vieram ao Brasil, a viagem, que durava meses, era extremamente difícil, tendo de enfrentar fome, sede, calor e medo. Por isso, as mães, para acalmar as crianças, tiravam tiras do tecido das saias para confeccionar as bonecas para os pequenos brincarem. Essas bonecas eram feitas com cinco nós, em que cada um desejava uma coisa boa para a criança.

Além disso, as outras oficinas trataram dos seguintes assuntos: jogos matemáticos no ensino fundamental; musicalização BNCC; reciclando: brincando de forma lúdica na creche com materiais práticos e recicláveis; desvendando o reino de Apert; brincadeiras e histórias da África; a cultura e a música; curiosos por natureza; teatro musical – dramatização na educação infantil; jogos, brinquedos e brincadeiras; situações didáticas que enriquecem a prática pedagógica; “O monstro das cores (inteligência emocional)”; contando histórias e recriando; somos todos extraordinários; oficina de produção de videoaulas para professores e alunos; plantando amor; um olhar sobre as diferenças; artes e artesanato; pintores famosos e suas técnicas; educação infantil à luz da BNCC.

Fonte: Secom Votorantim

Deixe seu comentário: