Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sorocaba tem programação especial para celebrar o Dia da Árvore

Para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro), a Prefeitura de Sorocaba realizará a Semana da Árvore, até o dia 26 de setembro. A programação especial conta com inúmeros plantios, exposição, blitz educativa e Passeio Ciclístico, voltados às famílias sorocabanas.

Hoje (22), Dia Mundial Sem Carro, está sendo realizada uma blitz educativa na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, até às 11h. A ação conta com a presença da equipe de Educação para o Trânsito da Urbes, da Sema, da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) e do grupo de ciclistas Amigas do Pedal.

Na blitz educativa, motoristas e motociclistas serão abordados para tratar da importância de manter o distanciamento de 1,5 metro dos ciclistas, colaborando para um trânsito seguro na cidade. Por volta das 10h, o grupo ainda realizará um plantio de árvores próximo ao bolsão de estacionamento do Parque das Águas.

Ainda hoje, às 14h, a Sema realizará um plantio de mudas no CEI-36 “Abney Medeiros Carneiro”, no Barcelona, com a participação de alunos e professores.

“Organizamos uma semana especial com inúmeros plantios, entre outras atividades especiais, com o objetivo de sensibilizar pessoas de todas as idades sobre a importância de plantarmos mais árvores em nossa cidade, melhorando, ainda mais, a qualidade de vida da população, por meio da arborização urbana”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Prieto. Todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 serão cumpridos nas ações.

 

Plantios, exposição, blitz educativa e Passeio Ciclístico

Entre as atrações para esta semana, está a exposição “Minha Floresta Protegida”, que ocorre até o dia 25 de setembro, das 10h às 17h, no Pátio Cianê Shopping, na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio. A proposta é que as crianças que circularem pelo shopping participem da mostra, colocando mensagens para o meio ambiente, em bilhetes coloridos em formato de flores, frutos e pássaros, em árvores que estarão expostas no local.

Além disso, o Coaves (Clube de Observadores de Aves de Sorocaba) vai expor ninhos de diferentes pássaros para o público conhecer curiosidades de algumas espécies de aves. Já no dia 24, será realizado um plantio simbólico de uma árvore no shopping, com a participação de colaboradores do Pátio Cianê e de representantes do Centro Universitário Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba).

Outra unidade da rede municipal de ensino contemplada com ações de arborização urbana será a E.M. “Quinzinho de Barros”, localizada na Vila Hortência. No dia 23, às 9h e às 14h, serão realizados plantios com alunos e professores. Também às 9h, a Sema e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vão plantar árvores de diferentes espécies na Rua Noel Bento de Almeida, no Jardim Refúgio, na margem direita do córrego, com a participação da comunidade local.

No dia 24, crianças e professores do CEI-62 “Monsenhor Antônio Simon Sola”, localizada no Barcelona, também terão a oportunidade de plantar árvores na escola. A ação ambiental ocorrerá pela manhã, às 9h, e à tarde, às 14h.

Às 9h30, a Sema vai lançar o projeto “Árvores dos Parques”, no Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Natural “Chico Mendes” e Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A proposta é levar aos visitantes informações sobre as espécies de árvores existentes nos parques.

Já no sábado (25), às 9h e às 14h, e no domingo (26), às 9h, serão organizados plantios de árvores às margens do córrego da Avenida Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, abertos a voluntários e grupos interessados. A proposta é oferecer uma oportunidade de reconexão com a natureza, por meio do trabalho em equipe e da reflexão acerca das temáticas ambientais e de sustentabilidade.

Nesta ação, diferentemente das demais, os próprios participantes deverão levar suas ferramentas para realizar a abertura dos berços para o plantio, além de levar os insumos, como terra e adubo.

Para encerrar, no dia 26, a Sema realizará o Passeio Ciclístico da Primavera. Os ciclistas irão se concentrar, às 8h, no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e seguirão o trajeto até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, com previsão de chegada às 10h. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da Sema: https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Ao chegarem ao Parque das Águas, o público terá a oportunidade de participar de atividades gratuitas variadas, oferecidas pela Prefeitura de Sorocaba às pessoas de todas as idades, das 8h30 às 11h30.

 

Informações: Secom Sorocaba

Deixe seu comentário: