Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vereador não vacinado causa suspensão de sessão na Câmara de Votorantim

O vereador de Votorantim, Murilo Piatti (PSDB), presidente da Frente Parlamentar “Vacina para Todos”, causou uma polêmica ao entrar na sessão ordinária de ontem (5) sem estar vacinado contra a Covid-19. A atitude levou a suspensão da sessão por meia hora.

A denúncia foi feita pelo vereador Lilo e, conforme a assessoria do poder legislativo do município, ao receberem a informação de que o parlamentar não estava vacinado, os vereadores se recusaram a prosseguir com a sessão e propuseram uma votação para a saída de Piatti da Casa de Leis até que seu esquema vacinal fosse concluído.

“A Câmara Municipal de Votorantim considera que a data para vacinação do vereador seria 10 de agosto. Considerando que o próprio vereador e presidente da frente parlamentar ‘Vacina Para Todos’ desta Casa de Leis, considera-se justo o receio dos demais vereadores”, discursou o presidente Zelão (PT).

Entretanto, antes da votação, o parlamentar optou por ir embora do plenário e buscar um ponto de vacinação para se imunizar. “Para não gerar ainda mais polêmica, eu vou pedir a minha retirada. Eu vou me deslocar para a UBS, tomo a vacina e já retorno com a carteirinha”, disse durante a sessão.

Câmara dos Vereadores emite nota

Em nota, a Câmara Municipal de Votorantim informou que, durante a sessão desta terça-feira (5), alguns vereadores questionaram o boato de que o vereador Murilo Piatti (PSDB) ainda não havia, de fato, se vacinado. Com isso, a Mesa Diretora optou por paralisar a sessão para se reunir com a Procuradoria Jurídica da Casa de Leis e decidir, de acordo com o Regimento Interno os próximos passos.

Após o período de suspensão, o presidente da Câmara, vereador José Cláudio Pereira “Zelão” (PT), leu as considerações que segue na íntegra:

“Considerando o questionamento acerca da ausência de vacinação do vereador Murilo Piatti; considerando o Ato nº18, de 26 de junho de 2021, da Câmara Municipal de Votorantim; considerando que a data para vacinação do citado vereador seria 10 de agosto de 2021; considerando que o próprio vereador é Presidente da frente parlamentar “Vacina para Todos” desta Casa de Leis; e considerando, por fim, o justo receio dos demais vereadores, todos vacinados, serem contaminados pelo Covid–19; submeto ao Plenário a decisão sobre a permanência do vereador Murilo Piatti no recinto do Plenário deste Legislativo, com fundamento no art. 162 do Regimento Interno.”

A sessão seguiu com suas discussões sem a presença de Murilo, que se vacinou na UBS do Parque Bela Vista e já apresentou à Diretoria da Casa de Leis a sua carteira de vacinação.

Os trabalhos da Frente Parlamentar “Vacina Para Todos” já foram finalizados e, tendo o vereador apresentado sua carteira de vacinação comprovando a primeira dose da vacina, nenhuma outra medida será tomada no momento.

A Câmara Municipal informou, ainda, que solicitou a cópia da carteira de vacinação todos os funcionários, terceirizados, vereadores da Casa de Leis com o intuito de preservar a saúde e tornar o ambiente mais seguro para todos. Inclusive, quem quer acompanhar as sessões do plenário, também precisa apresentar sua carteira de vacinação, conforme o Ato nº 18/21.

“Quanto ao fato do parlamentar, que foi o presidente de comissão que tinha como objetivo garantir a vacina para todos os munícipes e acompanhar a transparência deste processo de vacinação na cidade, não ter se vacinado dentro das datas estipuladas no calendário municipal de vacinação, esta Casa de Leis se reserva o direito de solicitar que o próprio vereador explique seus motivos”, finaliza a câmara.

Deixe seu comentário: