Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Votorantim deixa estado de alerta após queda no número de casos de dengue

Há cinco semanas, Votorantim não registra nenhum caso de dengue. O último caso de dengue foi registrado no dia 2 de agosto em Votorantim, no bairro Fornazari.

O atual índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) é de 0,67. Número considerado satisfatório de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde.

O Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde, confirmou 319 casos de dengue na cidade em 2021. As áreas com maior quantidade de registros são o Jardim Novo Mundo, com 29, Jardim Clarice, 16, e Dominguinho, com 8.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Votorantim tem feito um trabalho de bloqueio e controle após o Centro de Controle de Zoonoses receber notificação de caso suspeito de dengue. São realizadas visitas nas casas situadas em um raio de 150 metros de cada caso suspeito.

A aplicação de veneno é feita sempre após a atividade de bloqueio e controle de criadouros, em casos confirmados, também em um raio de 150 metros. O objetivo dessa ação é exterminar o transmissor da dengue.

 

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada. Por esse motivo, é importante manter a caixa d’água, os tonéis e barris fechados, além de lavar semanalmente com escova e sabão os tanques de armazenamento de água.

Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.

Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos.

Os imóveis também necessitam de atenção. As calhas precisam estar sempre limpas e a água não deve ficar acumulada sobre as lajes.

 

Informações: Secom Votorantim

Deixe seu comentário: