Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Votorantim e Sorocaba iniciam campanha contra tuberculose na próxima segunda-feira (14)

A campanha anual contra a tuberculose terá início na próxima segunda-feira (14) em Votorantim e Sorocaba.

Em Votorantim, a ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade até o dia 28 de março. Em Sorocaba, a ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de Urgência e Emergência (UPHs, PAs e UPA) e no CMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado), prosseguindo até o dia 25 de março.

O objetivo é orientar a população sobre a doença, que afeta prioritariamente os pulmões. Os principais sintomas são tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

Durante a campanha, a pessoa com sintomas da doença será examinada e fará o exame de baciloscopia, conhecido popularmente como escarro. O resultado fica pronto em 48 horas.

A transmissão da doença acontece por via respiratória, quando a pessoa tosse, fala ou espirra. A tuberculose não é propagada por objetos compartilhados, como talheres, toalhas e roupas.

Para o controle de infecção, o Ministério da Saúde orienta manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar. É preciso também proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar, além de evitar aglomerações.

Deixe seu comentário: