Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Zoonoses confirma seis casos positivos de dengue em Votorantim

Na semana passada, o Centro de Controle de Zoonoses recebeu a confirmação de seis casos de dengue em Votorantim. Os registros ocorreram nas regiões norte e central da cidade.
As seis pessoas passam bem e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, eles receberam tratamento ambulatorial e não precisaram ser internados.

Após a confirmação dos casos positivos, a equipe de Zoonoses realizou a atividade de bloqueio e controle de criadouros. A ação consiste em visitar os imóveis para orientar os moradores, além de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti promovendo os controles mecânicos (destruição de criadouros) e focais (uso de larvicida).

Os agentes também realizaram a nebulização. O trabalho consiste no uso de inseticida para eliminação de mosquitos adultos que podem estar infectados com o vírus da dengue. Os profissionais trabalham com uma máquina costal, todos devidamente protegidos com equipamento de proteção individual. Eles realizam a aplicação do veneno nas casas próximas dos casos confirmados.

A Zoonoses de Votorantim ressalta a importância da prevenção e da eliminação de criadouros nas casas. As pessoas devem verificar constantemente o quintal, retirar pratos de plantas, fechar adequadamente caixas d’água, manter fechados depósitos de água, entre outros cuidados importantes.

 

Avaliação de Densidade Larvária (ADL)

No início deste ano, a Zoonoses informou que o levantamento do índice larvário do mosquito transmissor da dengue está em 7,49% em Votorantim. O número acima de quatro é considerado de risco de epidemia, segundo o Ministério da Saúde. Para evitar um avanço, agentes do Centro de Controle de Zoonoses visitam aproximadamente 300 imóveis diariamente na cidade.

O dado corresponde à última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em janeiro de 2022 pelo Centro de Controle de Zoonoses. O trabalho, realizado trimestralmente, consiste em visitar uma amostragem de imóveis distribuídos por todas as regiões da cidade, por meio de sorteio de quarteirões.

Deixe seu comentário: